segunda-feira, 1 de março de 2010

Vera Cruz é atingida de novo por incêndio em mata atlântica

Cristina Santos Pita | Sucursal de Santo Antônio de Jesus e Michele Mendes | A TARDE On Line
Um novo incêndio preocupa os moradores da Ilha de Vera Cruz (a 13 km de Salvador) desde o final da tarde de sábado, 27. É a segunda vez, em 15 dias, que o fogo atinge a localidade. Desta vez, o incêndio começou na costa, próximo ao entroncamento da cidade de Itaparica, em direção às localidades de Barra do Gil e da Penha. O fogo começou por volta de 16h e uma extensa cortina de fumaça foi vista por quem trafegava na BA-001. Ninguém ficou ferido e não houve casas atingidas.

Policiais rodoviários estaduais tiveram que fazer sinalização na pista para evitar engarrafamentos e acidentes. Equipes do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Salvador foram acionadas e estiveram no local para ajudar no combate ao novo incêndio, que começa a preocupar a população. "Depois do primeiro, novos focos de fogo apareceram na mesma região. Estamos preocupados, pois não sabemos ainda as causas", revelou o jornalista Wandaique Costa. A nova área de vegetação nativa atingida fica depois da Lagoa Grande e é de difícil acesso, de acordo com os moradores, e mais próxima da área urbana.

A origem desses incêndios ainda é desconhecida. Porém, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros suspeitam que seja criminosa. As hipóteses mais prováveis, segundo o major PM Gomes Filho, são as queimadas, fogueiras de caçadores, queima de lixo doméstico ou a piromania.

O primeiro grande incêndio em Vera Cruz este ano aconteceu no último dia 17 de fevereiro. O fogo destruiu uma área de cerca de 10 quilômetros. Foram três dias para extinguir o fogo por completo, em ação que envolveu 50 homens entre policiais militares, equipes do Samu e do Instituo do Meio Ambiente (IMA), além de três guarnições do Corpo de Bombeiros, incluindo a de Lençóis, especializado em combate a incêndios florestais.

O Corpo de Bombeiros esteve no local no domingo à tarde, mas, como a área é de difícil acesso, vai retomar os trabalhos nesta segunda-feira. De acordo com o secretário de Obras e Urbanismo de Vera Cruz, Marcelo Sacramento, técnicos do Instituto do Meio Ambiente estiveram na cidade para investigar a causa do fogo. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) mapeia os focos de incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário