quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Olá todos,

Segue mais publicações da WWF para futuras leituras.

Efetividade de Gestão das Unidades de Conservação no Estado do Mato Grosso

Efetividade de Gestão das Unidades de Conservação no Estado do Mato Grosso

Publicação apresenta os resultados da parceria do WWF-Brasil com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para avaliar a efetividade da gestão das unidades de conservação em Mato Grosso.

Posted on 17 September 2009 | Leia mais

Efetividade de Gestão das Unidades de Conservação no Estado do Amapá.

Efetividade de Gestão das Unidades de Conservação no Estado do Amapá

Publicação apresenta os resultados da parceria do WWF-Brasil com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas do Amapá e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para avaliar a efetividade da gestão das unidades de conservação no Amapá.

Posted on 17 September 2009 |

Fonte:http://www.wwf.org.br/informacoes/

Um abraço,

Samantha Nery Grimaldi

Antes de imprimir essa mensagem reflita sobre seu compromisso de sustentabilidade com o meio ambiente e com as futuras gerações.

Adote os 3Rs na sua vida: Reduza, Reutilize, Recicle!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CBUC

Olá, pessoal

Na semana passada, pensadores confirmaram o que nós aqui defendemos sobre a criação e implementação de unidades de conservação durante o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Curitiba. Precisamos manter as florestas em pé para diminuir os efeitos do aquecimento global, valorizar a biodiversidade e encontrar formas de partilhar (com todos) os benefícios da diversidade do planeta!

Se tiverem interesse em ler sobre o CBUC, sugiro a cobertura de O Eco: http://www.oeco.com.br/cbuc-2009/

Mandem notícias!

Abraços,
Rosália

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Edital FAPESB 023/2009 - Organização de Eventos Científicos e/ou Tecnológicos

Bom dia emaneiros!

Nevegando pela net encontrei um edital interessante da Fapesb de apoio à organização de eventos no estado da Bahia. Achei que a informação poderia nos ser útil para a realização de um evento sobre a mata Atlântica aqui no estado. Propostas devem obdecer a um teto máximo de R$15.000,00 e o evento deverá acontecer entre abril e julho de 2010. A proposta deve ser apresentada por um pesquisador-coordenador do evento (proponente), vinculado a instituições de ensino superior e/ou pesquisa, centros tecnológicos ou associações e entidades de cunho científico-tecnológico, públicos ou privados, sediados no Estado da Bahia.

Sds,

Rafael

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Casa linda é casa limpa!


"Em um mundo globalizado, repleto de consumidores e produtos, a vida flutua desconfortavelmente entre os prazeres do consumo e os horrores da pilha de lixo."

Reduza, Reutilize, Recicle...

Protocolo de Quioto, saiba o que é

Linha do tempo mostra as principais negociações para o estabelecimento do acordo que propõe metas de redução de poluição

Infografia do Jornal A Tarde mostra resumidamente cronologia de eventos.

UFBA investe em preservação de exemplares da mata atlântica


“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la” (Cecília Meireles). A estação que era das mais festejadas em Salvador, com direito até mesmo a jogos estudantis, até meados da década de 1970, chega entre esta terça e quarta, mal percebida porque vem se instalado aos poucos. Um dos lugares onde ela vai ser sentida fica escondido em meio ao campus de Ondina, na Universidade Federal da Bahia (Ufba).



A área foi isolada há cerca de 20 anos, por determinação da reitoria da universidade, para que nela pudessem renascer os restos de mata atlântica que teimaram em resistir à ocupação humana na região.


“Nós não podemos falar em mata, mas sim em “indivíduos” isolados. São pés de murici, pau pombo, aroeira, cajazeira, jarauba, jatauba, ipês roxo, amarelo e branco, oiti-mirim e jenipapo, entre outros, que se constituem nos exemplares de uma mata secundária”, explica o agrônomo Pedro Rui, coordenador de Segurança e Meio Ambiente da Ufba (Cosema).


Pedro Rui é responsável pela comissão que Programa de Recuperação e Manejo Ambiental da Ufba, lançado na aula inaugural da instituição, que contou com a presença da senadora Marina Silva (PV). O programa interdisciplinar envolve o Instituto de Biologia, de Farmácia e de Geociências, além da Faculdade Politécnica, e teve início com a realização de workshops para reunir os projetos já existentes na universidade, informou o agrônomo.


O coordenador do Cosema explicou que o processo escolhido para a área foi o de recomposição ambiental, uma forma de fazer ressurgir vegetação em ambientes degradados. No final da década de 1980, a reitoria da Ufba decidiu que uma área onde havia restos do bioma da mata atlântica (encostas e área entre as escolas de Dança e de Letras) deveria permanecer isolada, sem construção ou agressão, e com a intervenção humana se limitando a deposição de material orgânico, sem plantio sistematizado.


Nesta segunda fase, prosseguiu Pedro Rui, será feito um trabalho de enriquecimento florístico e de coleta seletiva. Parte da mata é formada pelas chamadas plantas exóticas, a maioria ornamentais destinadas a jardins, que ou foram plantadas por curiosos ou cujas sementes foram trazidas junto com o material orgânico depositado. São sombreros mexicanos, ficus, amendoeiras, capim colonial e branqueara, acácias amarelas e palmeiras imperiais, entre outras, que vão ajudar no enriquecimento do bioma.


"O primeiro plano diretor da Ufba visava mais a construção de imóveis, mas o atual plano prevê a preservação de 40% da área de 500 mil metros quadrados ainda não ocupados nos campus da Ufba. Pretendemos que esta reserva seja permanente e que, em 20 ou 30 anos, a vegetação já contenha exemplares de primeira geração como jacarandás, perobas, vinhático, entre outras conhecidas popularmente como madeira de lei”, exemplifica o agrônomo.


Evolução - No futuro, acredita Pedro Rui, a reserva será utilizada basicamente com fins didáticos, atividade já iniciada com trabalho de levantamento de espécies desenvolvido pelo professor Ronan Cayres; como área de produção de sementes, principalmente de exemplares em extinção; como contribuinte na melhoria climática na região; e como área de contraponto visual em meio aos grandes edifícios.

Marjorie Moura, do A TARDE

Você acredita mesmo nisso? Campus(Concretus) de Ondina x Mata Atlântica. Verdade ou balela?

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Justiça condena utilização de animais em programa No Limite

Até que enfim!!!


Mundo animal no limite

TJ/CE - Juiz de Trairi proíbe gravações do programa "No Limite" envolvendo animais

O juiz de Direito Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da Comarca de Trairi, determinou "a imediata proibição da gravação e exibição, no programa "No Limite", de provas que envolvam animais de quaisquer espécies, bem como a gravação e exibição de cenas em que se submetam animais a maus tratos". A decisão foi proferida no dia 15/9 e o diretor geral do programa, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o "Boninho", foi intimado para o cumprimento da ordem, sob as penas legais.

O processo nº 2009.0026.8968-8/0 é uma ação civil pública ambiental (com pedido liminar) de autoria do MP/CE contra a TV Globo (Globo Comunicações e Participações S/A). O MP acatou a denúncia da União Internacional Protetora de Animais (UIPA) que enviou cenas gravadas do programa nos dias 30/7, 2/8, 13/8 e 16/8, nas quais os participantes matam galinhas com golpes de faca, comem olhos de cabra, assim como se alimentem de peixes vivos e "embriões" de galo.
Em sua decisão, o magistrado afirma que "o tratamento ao qual foram submetidos os referidos animais vivos é de translúcida e gratuita crueldade e objetivaram tão somente o transpor de uma prova e a conquista de audiência televisiva com a exibição de cenas bizarras, atraentes a muitos, em detrimento do respeito aos demais seres vivos e à vida, fazendo-se uma dissimulada apologia à indiferença de sua destruição".

O juiz fixou ainda, multa diária de R$ 50 mil para o caso de descumprimento da proibição, por cada programa exibido em desobediência à determinação judicial, com base no artigo 798 do CPC (clique aqui) e artigos 4º, 5º, 11 e 12 da lei 7.347/85 (clique aqui).

__________________Informação extraida do informativo jurídico Migalhas de 19.09.2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mostra de Conservação da Natureza

Faltam apenas 5 dias para a abertura do 6º Congresso Brasileiro de UCs. Alguém mais do nordeste vai participar?

A Mostra de Conservação da Natureza é um evento paralelo ao Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Ela tem como intuito apresentar e disseminar ações consistentes de conservação da natureza empreendidas por organizações governamentais, não governamentais, empresas e universidades, entre outras instituições.

A I Mostra de Conservação da Natureza estreou em 2004 durante o IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação e contou com a participação de 43 expositores, entre ONGs, empresas e organizações públicas.

Em sua segunda edição em 2007, Foz do Iguaçu, participaram da Mostra 37 expositores, entre os quais o Ministério do Meio Ambiente, The Nature Conservancy, Instituto Florestal de São Paulo, Itaipu, WWF Brasil, IBAMA, SPVS, Colorado State University, Fundação Biodiversitas, Eletrobrás e Fundação Avina, entre outros.

Este ano, a III Mostra de Conservação da Natureza ocorrerá junto ao VI Congresso de Unidades de Conservação, em Curitiba, no espaço recém-inaugurado ExpoUnimed. A Mostra estará aberta tanto aos participantes quanto ao público em geral, de 21 a 24 de setembro das 9h30 as 19h30.

domingo, 13 de setembro de 2009


COELBA

Olá colegas,
Este será mais um evento desta semana.
Grande beijo.
Samantha Grimaldi

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Seminário de Proteção e Revitalização dos Rios Urbanos


Já estão disponíveis para download as 8 apresentações que aconteceram no INGÁ, em Salvador. Clique, baixe e aproveite para aprender um pouco mais sobre nossos rios.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Congresso Internacional de fibras naturais


Bom dia a todos!
Acabei de efetuar minha inscrição gratuitamente no Congresso Internacional de fibras naturais, que será realizado aqui em Salvador.
Assuntos bem pertinentes à Mata Atlântica serão abordados. ..Potencialidades econômicas, Commodities, coco, piaçava, bioetanol, etc...
Aproveitem,
Rafa