terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Revista de Gestão Costeira Integrada

Âmbito da Revista

A RGCI – Revista de Gestão Costeira Integrada (JICZM - Journal of Integrated Coastal Zone Management) é uma revista cujos artigos são sujeitos a avaliação inter-pares por avaliadores credenciados e isentos, que publica artigos sobre todos os temas relacionados com a gestão costeira, designadamente focalizados na oceanografia costeira (física, geológica, química, biológica), engenharia, economia, sedimentologia, sociologia, ecologia, história, poluição, direito, biologia, antropologia, química, política, etc.

Os artigos publicados apresentam resultados quer da investigação fundamental, quer de investigação aplicada ou direccionada.
É dada ênfase aos resultados provenientes de investigação interdisciplinar, da aplicação de técnicas e instrumentos de gestão, de desenvolvimentos inovadores de métodos e técnicas, de assuntos com aplicabilidade genérica, e de experiências locais ou regionais que possam constituir uma fonte de inspiração para outras regiões.

A RGCI/JICZM está focalizada nos ambientes costeiros e na sua gestão, o que significa que abrange uma grande área que se estende desde uma distância não bem determinado para o interior do continente até um limite indefinido para o lado do mar. Artigos sobre paleo-ambientes costeiros, antigas linhas de costa, ocupação histórica do litoral, análise diacrónica e evolução da legislação integram-se, também, no âmbito da Revista.

Um dos públicos alvo da RGCI/JICZM é a comunidade que fala português (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que no conjunto têm mais de 210 milhões de habitantes). Todavia, os autores e os leitores da RGCI não estão confinados geograficamente; todos os investigadores e técnicos que desenvolvem as suas actividades nas zonas costeiras, em qualquer região do mundo, são potencialmente autores e/ou leitores da RGCI/JICZM.

A RGCI/JICZM aceita a submissão de manuscritos redigidos em português (com resumo alargado em inglês) ou em inglês (com resumo alargado em português).

A revista, na globalidade, pode ser descarregada em http://www.aprh. pt/rgci/
revista9f3.html onde pode efectuar também o download artigo por artigo.

Edições especiais


Ano 4, N.º 6
Edição especial
Manguezais

Ano 4, N.º 5
Edição especial
Políticas Públicas
Números publicados


Volume 9
Fascículo 3 - 2009

Volume 9,
Fascículo 2 - 2009

Volume 9,
Fascículo 1 - 2009


Volume 8,
Número 2 - 2008


Volume 8,
Número 1 - 2008

Volume 7,
Número 2 - 2007

Volume 7,
Número 1 - 2007

Ano 3, N.º 4

Ano 2, N.º 3

Ano 1, N.º 2

Ano 1, N.º 1

Um comentário:

  1. Pão querido! que bom te encontrar lá no nosso blog!
    apareça sempreee! e o pequeno (a) como está?
    nos mantenha informados sempre!
    ah.. quanto as brincadeiras.. pode ir aprendendo mais.. pois não tem fim!
    heheh
    Bjks para os 3!

    ResponderExcluir