segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Criador de passarinho(silvestre), não é vagabundo!


É isso aí! De acordo com nossos amigos da rinha de passáros de Marechal Rondon (Salvador) trata-se apenas de um torneio de canto. Algo do tipo Folia momesca. Nesses dias de agitação carnavalesca, vale a eleição do passaro mais "cantador". Seja ele o Justiceiro ou o Jack estuprador.
Leia notícia vinculada no Jornal A tarde e tire suas conclusões.

Polícia ambiental apreende dezenas de pássaros em Marechal Rondon
Sidnei Jesus | A TARDE

Welton Araújo(foto) | Agência A TARDE

Operação da Coppa, com apoio da Choque, partiu de uma denúncia anônimaNuma ação conjunta com o Batalhão de Choque, a Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar (PM-BA) prendeu no bairro de Marechal Rondon, na manhã de domingo, 7, 55 homens que realizavam uma disputa de canto entre 66 passarinhos da espécie papa-capim. Mais dois adolescentes foram pegos.

Todos os detidos foram encaminhados num ônibus do Batalhão de Choque da PM, juntamente com os pássaros, até a 4ª Delegacia de Polícia, em São Caetano. Na unidade, segurando suas gaiolas, os detidos foram ouvidos e liberados após a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“Eles cometeram crime capitulado no artigo 29 da Lei 9605/98 (dos crimes contra o meio ambiente), que prevê a pena de detenção de seis meses a um ano, mas não vão ser presos por se tratar de crime de menor potencial ofensivo”, explicou o tenente Anderson Messias, que coordenou a operação.

Os passarinhos apreendidos foram encaminhados ao Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Estrada das Barreiras. Lá deverão ser devolvidos ao habitat natural.

“Rinha” - A polícia chegou ao espaço comercial depois de denúncia anônima que anunciava para ali a realização de um grande evento onde os pássaros, sob apostas em dinheiro entre seus “donos”, seriam colocados para brigarem entre si. A “rinha”, como é popularmente conhecida a disputa, não foi verificada pelos policiais.

Questionado, um dos detidos revidou. “Não é rinha. É um campeonato de cantos. As gaiolas ficam a mais ou menos 10 centímetros de distância. Sempre rola no domingo, é uma coisa saudável”, disse ele, resistindo em concordar com a legislação que tipifica como crimes atos ainda comuns como a venda e a guarda em cativeiro.

Sem querer revelar o nome, outro detido disse que o “campeonato de canto” costuma reunir no espaço onde foram presos simpatizantes de vários bairros de Salvador. Conforme explicou, cada pássaro tem um nome e é estimulado a cantar, ficando sob avaliação por cerca de duas horas. Os mais persistentes são selecionados para uma espécie de semifinal, onde em mais dez minutos revela-se o melhor.

“É que nem Carnaval: melhor cantor e melhor música. Quem cantar mais leva o troféu”, explicou um deles, revelando ainda os nomes dos pássaros: Jack Estuprador, Timbalada e o Justiceiro.

Alguns deles reclamaram da ação policial. “Criador de passarinho não é vagabundo. Chegaram lá apontando a arma pra gente”, disse um dos detidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário