sábado, 20 de fevereiro de 2010

Incêndio na Ilha de Itaparica é controlado apesar da permanência de focos


Foto Luís Pereira/Agência A TARDE
A TARDE On Line com infos de Cristina Pita

Depois de quase 48h de fogo, o incêndio que atingiu parte da mata atlântica da Ilha de Itaparica está sob controle. Na tarde desta sexta-feira, 19, poucos focos surgiram durante o dia devido aos fortes ventos na região. No entanto, as raízes das árvores ainda estão quentes e podem provocar novas chamas.


Além disso, sobre a vegetação que já foi devastada, o fogo está reacendendo e, mesmo em terrenos alagados, bolas incandescente aparecem do solo porque as raízes da vegetação continuam a queimar. Durante o dia, soldados do Corpo de Bombeiros da Chapada Diamantina e de Santo Antônio de Jesus chegaram à ilha e estão de plantão para possíveis emergências.


O incêndio, supostamente criminoso, começou na tarde de quarta, 17, e destruiu cerca de 600 hectares da mata atlântica, o equivalente a 600 campos de futebol, da histórica Lagoa Grande, localizada entre Barra do Gil e a contracosta da Ilha de Itaparica (a 285 km de Salvador).


As hipóteses mais prováveis para o começo das chamas, são, segundo o major PM Gomes Filho, as queimadas, fogueiras de caçadores ou queima de lixo doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário