sexta-feira, 23 de abril de 2010

MST ocupa fazenda da Veracel pela terceira vez


Mário Bittencourt, da Sucursal Eunápolis (A tarde)

Joá Souza | Ag. A Tarde (Foto)
Milantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam nesta quarta-feira, 21, pela terceira vez, a fazenda Barrinha, percentence à Veracel Celulose S/A, que atua no ramo de plantio de eucaplito para produção de celulose no extremo sul da Bahia. A fazenda fica às margens da BR-101, a 20 km de Eunápolis (643 km de Salavdor), onde está localizada a fábrica na empresa. A ação do movimento faz parte da mobilização relativa ao Abril Vermelho.

Por volta do meio dia, havia cerca de 50 integrantes do movimento no local. Ao menos cerca de 500 sem-terra da região, no entanto, deverão ir para lá ainda esta semana, segundo informou a militante Natália Santos Souza. De acordo com ela, os sem-terra derrubaram vários pés de eucaplito que estavam plantados em uma área de 20 hectares – a fazenda possui 4.700 hectares.

“Estamos mobilizando as pessoas do movimento para virem para cá. Só sairemos após as negociações sobre desapropriação de terra terem avançado”, declarou. Crianças, jovens e idosos trabalhavam na derrubada de eucalipto, usando facões, foices, enxadas, facas e até uma motoserra.

Edicarlos da Silva, o Preto, da direção estadual do MST e responsável pela brigada do movimento na região de Eunápolis e Porto Seguro, que estava na marcha do MST de Feira de Sanata para Salvador, disse que o objetivo de se derrubar o eucalipto é plantar feijão no lugar. A Veracel Celulose divulgou que, “desde 2009, foram contabilizados prejuízos de mais de R$ 5 milhões em função das invasões, com plantio comercial ou fragmentos de Mata Atlântica que foram ou estão ocupadas”.

Na nota divulgada, a Veracel afirma que “esta invasão desrespeita as determinações do Judiciário de Eunápolis que determinou a reintegração, já cumprida no passado por duas vezes, sempre com desocupação pacífica do local. Esta mesma área também está contemplada pela confirmação da Coordenação de Defesa Agrária (CDA) do Estado da Bahia que concluiu que a Veracel não ocupa terras devolutas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário