quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Parceria Monsanto e CI

Boa tarde a todos!
Acabei de encontrar essa informação no site da Monsanto!
Vejam que interessante. Está disponível no site deles. http://www.monsanto.com.br/sustentabilidade/projetos_socioambientais/programa_conservacao_biodiversidade/programa_conservacao_biodiversidade.asp

Programa de conservação da biodiversidade


Preservação da biodiversidade do Cerrado

Parceria Monsanto e CI-Brasil


O porquê da parceria:

A Conservação Internacional (CI-Brasil) e a Monsanto firmaram a parceria porque as duas organizações acreditam que, trabalhando juntas, podem estimular mudanças positivas para a biodiversidade e para habitats naturais ao: - influenciar a implementação de melhores práticas ao longo da cadeia produtiva da Monsanto, empresa líder no agronegócio que tem contato direto com proprietários rurais na Mata Atlântica e no Cerrado e - implementar ações concretas em prol da conservação em dois corredores de biodiversidade nos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Objetivos da parceria:

A parceria tem como objetivo geral conservar a biodiversidade em dois corredores de biodiversidade, um na Mata Atlântica (Corredor do Nordeste; acesse www.corredores.org.br ) e outro no Cerrado (Jalapão-Oeste da Bahia; acesse www.conservacao.org/onde/cerrado/index.php?id=166). O projeto tem três objetivos específicos, com os quais a Monsanto se compromete a contribuir. São eles: (a) evitar o desmatamento ilegal; (b) evitar a extinção local de espécies; (c) incentivar o cumprimento da legislação ambiental na cadeia agropecuária. Além destes componentes, há um componente no qual CI-Brasil e Monsanto vão trabalhar juntas para desenvolver estratégias, normas internas e procedimentos para o alinhamento operacional da empresa aos três objetivos específicos mencionados acima. Esse componente é chave para o sucesso da parceria, pois são de fundamental importância tanto o apoio e a colaboração da Monsanto nas atividades desenvolvidas pela CI-Brasil, quanto à incorporação desses princípios na rotina da operação da empresa.

Por que trabalhar na Mata Atlântica e no Cerrado?

Essas regiões foram escolhidas por serem consideradas hotspots de biodiversidade, ou seja, estão entre as 34 áreas identificadas pela CI-Brasil como sendo as mais ricas em biodiversidade e, ao mesmo tempo, mais ameaçadas do mundo, já tendo perdido 75% ou mais de sua vegetação original. São, portanto, áreas prioritárias para ações de conservação que coincidem também com as regiões de atuação da Monsanto e onde o impacto ambiental do agronegócio se faz sentir com maior peso.

O escopo da parceria

Como parte da parceria, a CI-Brasil vai oferecer subsídios técnicos que visem melhorar as práticas da Monsanto em relação ao meio ambiente. A Monsanto, por sua vez, se compromete a adotar a conservação da biodiversidade dos hotspots como um dos elementos importantes de sua estratégia de negócios. A parceria prevê que ambas instituições irão executar atividades que produzirão resultados concretos e mensuráveis para garantir a conservação da biodiversidade nas áreas que foram selecionadas como críticas para a parceria.

Investimento

O projeto tem um valor total de US$ 13 milhões, a serem investidos em cinco anos. Os custos serão divididos igualmente entre CI-Brasil e Monsanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário