domingo, 8 de novembro de 2009

Maior evento científico da UFBA começa na próxima quarta

O X Seminário de Pesquisa e o XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA começam na próxima quarta,11, e prosseguem até sexta, 13, no PAF. Neste ano serão apresentados 1.106 trabalhos de pesquisa, dos quais 150 de alunos da pós-graduação e 956, de alunos de graduação participantes do PIBIC. A abertura dos seminários será no salão nobre da Reitoria às 18h, com palestra do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Álvaro Prata, que tratará das relações entre o desenvolvimento tecnológico e as universidades, passando pela discussão do impacto dos parques tecnológicos de Santa Catarina sobre a UFSC. Mais informações em http://www.semppg.ufba.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fiocruz prorroga inscrições para Pesquisador Visitante

A Fundação Osvaldo Cruz, Friocruz, prorrogou até segunda(dia 9), inscrições para seleção de pesquisadores visitantes que desejam trabalhar nas unidades da fundação em diversos campi no Brasil. Os interessados podem atuar em Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Para Salvador estão disponibilizadas cinco vagas. Os candidatos devem ter doutorado concluído em instituições nacionais e internacionais reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As bolsas terão duração de 24 meses, prorrogáveis por um período máximo de 12 meses. São oferecidas as categorias Pós-Doutorado Júnior, para candidatos com doutorado concluído há menos de cinco anos, e Pesquisador Pleno, para candidatos com mais de cinco anos de doutoramento. Os selecionados atuarão em projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico e irão colaborar com programas de pós-graduação stricto e lato sensu e de iniciação científica, nas áreas das ciências da saúde, das ciências biológicas, das ciências exatas e da terra, das engenharias, das ciências sociais aplicadas e das ciências humanas em saúde. Mais informações estão disponíveis no endereço www.pv.fiocruz.br/.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

No site da UEFS tem editais com inscrições abertas:
Abertura de Inscrição

File SELEÇÃO 2010 DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL

File SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

File PROGRAMA BOLSA ALIMENTAÇÃO INTEGRAL


File SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA (PPGBOT/UEFS)

File CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR NA CLASSE DE PROFESSOR AUXILIAR, ASSISTENTE E ADJUNTO

File SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ZOOLOGIA (PPGZOO/UEFS)
Postado por Samantha Grimaldi às 04:59 0 comentários
Segue abaixo uma lista de eventos e oportunidades para aqueles que desejam e buscam atualizações e aperfeiçoamento na área.

CONCURSO E SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR - confira os Editais

Acesse o site da UEFS para ler o Edital do Concursco Público para ingresso na carreira do magistério superior na classe de professor auxiliar, assistente e adjunto.

Feira de Santana, 16 de outubro de 2009.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jornada de Extensão Universitária da Bahia
O evento é aberto para toda a comunidade universitária das várias Universidades da Bahia (professores, estudantes, funcionários); Comunidade externa; Movimentos sociais; ONGs; Professores e estudantes da Educação Básica; Professores e estudantes das Faculdades particulares. O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro de 2009 no campus da UEFS. As inscrições são gratuitas através do site http://www.ufrb.edu.br/jeub/ no período de 21/09 a 21/10 a 21/10/09. Maiores informações pelo telefone da PROEX (75) 3224 8154/ 3224 8026.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tecnologias de tratamento de esgoto é tema de Seminário no INGÁ

No momento em que o acesso à água se torna uma fonte potencial de conflitos para toda a humanidade, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) propõem, através do Seminário Tecnologias de Tratamento de Esgotos e Reúso de Água, um novo olhar sobre as perspectivas de integração entre as políticas de saneamento ambiental e de recursos hídricos. O evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro, no Auditório Paulo Jackson, na sede do INGÁ, de 9h às 18h.

O evento será a oportunidade de apresentar experiências bem sucedidas de tecnologias de tratamento de esgotos no país, com foco para as ações de proteção e recuperação dos recursos hídricos no Estado Bahia, especialmente os rios urbanos, que mais sofrem o impacto provocado pela descarga de esgotos in natura em seus cursos d'água.

O seminário traz a Salvador algumas das maiores autoridades brasileiras no tema, e vai favorecer a troca de diálogo entre pesquisadores, estudantes e representantes de entidades socioambientais e organizações civis de recursos hídricos em torno da integração entre água e saneamento como diretriz para o desenvolvimento sustentável e a qualidade ambiental.

Anfitrião do evento, o diretor geral do INGÁ, Julio Rocha, acredita que o seminário vai mostrar que a criação de alternativas à exploração insustentável dos recursos hídricos é um dos maiores desafios à gestão pública do país.


“Do ponto de vista da saúde pública, essa questão é vital, pois a água contaminada é um dos maiores focos de transmissão de doenças. Por isso, devem ser adotadas medidas para garantir a continuidade no fornecimento e o correto tratamento dos despejos. Sob a ótica ambiental, pensar em tecnologias de tratamento de esgotos e reúso da água significa romper definitivamente com uma matriz de saneamento ultrapassada, que transforma nossos rios, lagos e lagoas em esgotos a céu aberto”, analisa o diretor.

Tendo em vista a complexidade e abrangência temática do assunto, o Seminário reúne um leque variado de especialistas e gestores públicos de todo o Brasil, além de representantes do Governo da Bahia, como o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Afonso Florence, o Secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, e o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, Abelardo Oliveira.

Programação

Após a mesa de abertura, quando o diretor-geral do INGÁ falará sobre a importância da integração das políticas de recursos hídricos e saneamento, com destaque para os resultados do Programa Monitora, que avalia continuamente a qualidade da águas das principais bacias do estado, a programação do Seminário será iniciada com a palestra A Política de Saneamento do Governo da Bahia, proferida pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence.

Ainda no dia 10, o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, vai tratar da Interface entre Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida. O debate conta com a contribuição dos debatedores Eduardo Cotrim e Luciano Matos Queiroz, do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e de Silvio Orrico, mestre em poluição e Controle Ambiental pela Manchester Institute Of Science And Technology. À tarde, o diretor-geral do INGÁ, Julio Rocha, conduz a discussão sobre a Importância da Integração das Políticas de Recursos Hídricos e Saneamento.

Abrindo a programação do dia 11, o doutor em recursos hídricos e saneamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vladimir Caramori Borges de Souza, vai falar sobre Recuperação de Rios Urbanos. As exposições da manhã serão encerradas com a apresentação da Experiência da Empresa Municipal de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, feita por Daltro Sérgio Figur.

À tarde, o representante da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Dalton Ramaldes, apresentará o Projeto Águas Limpas, que corresponde a estações de tratamento de esgoto com tratamento tipo iodo aditivado, com debate conduzido pelo Coordenador de Monitoramento do INGÁ, Eduardo Topázio.

Em seguida, o pesquisador Ricardo Franci Gonçalves, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) apresenta as modernas técnicas de saneamento ecológico na palestra Saneamento e Sustentabilidade. A discussão do tema Tratamento e Utilização de Esgotos Sanitários, que encerra o seminário, será abordada por Maria de Lourdes Florêncio dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com debate conduzido pelo Coordenação de Outorga do INGÁ, Gustavo Penedo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VII EVENTO EM MEIO AMBIENTE DA INDUSTRIA BAIANA

25 ATÉ 27 NOV DE 2009 AUDITORIO DO SENAI
LAURO DE FREITAS - BA

As inscrições serão realizadas pelo site www.fieb.org.br/senai no período de 30/10/2009 a 23/11/2009.

Taxa de inscrição : R$ 20,00 (vinte reais)
Informações: edna@cetind.fieb.org.br; ucianefiuza@cetind.fieb.org.br; marciaam@cetind.fieb.org.br
TELS: (71) 3534-8090 / 3287-8167 / 3287-8200
Postado por Samantha Grimaldi às 04:35 0 comentários
7 de novembro de 2009
Seminário do SESI discute Ética e Sustentabilidade

Tendo em vista a exigência do mercado para com as empresas no que tange à ética, responsabilidade social e transparência, o SESI Feira de Santana irá promover no próximo dia 18 de novembro, às 18h30, no espaço cultural da instituição, o seminário Ética e esponsabilidade Social no setor empresarial. Realizado em parceria com o Sebrae, o evento discutirá o crescimento sustentável das empresas, que tem como finalidade preservar os recursos ambientais e culturais para as futuras gerações, bem como, a sua importância e os seus benefícios. O superintendente do SESI, Manoelito Souza fará a abertura do seminário, que é gratuito, e também contará com a presença da palestrante Emilia Queiroga. Além disso, haverá apresentação do portfólio de serviço de responsabilidade social empresarial do SESI, de case de sucesso e esquete teatral. Informações e inscrições: (75) 3602-9707 / 9705, ou, elianaalmeida@fieb.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário