sábado, 14 de novembro de 2009

Porto Seguro recebe evento internacional sobre sustentabilidade da produção florestal

Será realizado em Porto Seguro, no período de 16 a 27 deste mês, um curso para estudantes de doutorado de diversas universidades do mundo. O curso intitulado Novos Conceitos e Ferramentas para Gestão Sustentável de Florestas Plantadas, organizado pelos professores Sune Linder, da Universidade de Ciências Agrícolas da Suécia, e José Luiz Stape, da Universidade do Estado da Carolina do Norte/Estados Unidos e do Instituto de Pesquisas e estudos Florestais (IPEF). Para ministrar o curso, estarão em Porto Seguro 14 renomados professores/pesquisadores deste tema, ligados a importantes universidades do Brasil, Suécia, Estados Unidos, Austrália e Chile.

O curso tem por objetivo proporcionar aos alunos treinamento no uso de uma série técnicas modernas para a análise climática, fluxo de carbono e recursos hídricos em ecossistemas florestais. Os alunos representam os cursos de doutorado da Universidade de São Paulo e de universidades da Finlândia, Argentina, Austrália, Burkina Faso (África), Estados Unidos, Nepal, Japão, Venezuela, Bélgica, Dinamarca, Chile e Costa Rica.

Para as aulas teóricas, será utilizada a estrutura de convenções de um hotel em Porto Seguro. Já os trabalhos de campo e estudo de caso serão realizados em plantios comerciais e experimentos da Veracel, que foram escolhidos em função da produtividade e tecnologia aplicada. Porto Seguro foi indicada como cidade-sede em função dos seus atrativos turístico, da infraestrutura de aeroporto e da rede hoteleira. A escolha foi feita em novembro de 2008, quando os professores Linder e Stape, estiveram na cidade e na Veracel, em outro evento internacional que discutiu sobre processos que controlam a produtividade de plantações florestais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário